HISTÓRIA

FUNDAÇÃO:

O Esporte Clube Pelotas foi fundado em 11 de Outubro de 1908, originado da fusão entre Club Sportivo Internacional e o Foot-ball Club. O primeiro grande feito do Pelotas foi ganhar do Sport Club Rio Grande, o clube de futebol mais antigo do Brasil, em 24 de outubro de 1909, que até este dia nunca havia perdido uma partida sequer em sua história em seus mais de 9 anos de existência, até então.

Já em 1911, ao vencer todos os clubes do estado, o Pelotas sagrou-se Campeão Estadual, após ser aclamado por todos as agremiações existentes, tanto clubes quanto federações. 
Na temporada de 1919 o Pelotas recebeu em seus domínios a forte Seleção Argentina, que retornava do Rio de Janeiro, aonde havia disputado o Campeonato Sulamericano, a atual Copa América. Em um jogo histórico, o Pelotas acabou empatando em zero a zero, sendo até então, a maior façanha de um clube gaúcho na história do futebol.
Em 1930, o Pelotas ganhou novamente o título de Campeão Gaúcho, desta vez, batendo o Grêmio na final, disputada em Porto Alegre.

O Pelotas foi ainda vice-campeão Gaúcho seis vezes, sendo até hoje o clube do interior que mais vezes chegou à final Estadual (1932, 1939, 1945, 1951, 1956 e 1960).
Em 1950, o Pelotas serviu como inspiração para o design da camisa canarinho da Seleção Brasileira. O design, criado por Aldyr Garcia Schlle, venceu um concurso no Rio de Janeiro após o Maracanaço.

Em 1957 o Pelotas conquistou a inédita a Copa dos Campeões, ao vencer todos os campeões regionais do Rio Grande do Sul. Um ano depois, durante a passagem do cinquentenário do clube, o Pelotas recebeu na Boca do Lobo grandes equipes do futebol brasileiro. Destaque para a vitória sobre o Fluminense e o empate diante do São Paulo. Outro momento marcante aconteceu na partida disputada contra o Santos, quando a Boca do Lobo recebeu o maior craque de todos os tempos, o Rei Pelé.

Em 1988 e 1992, o Pelotas conquistou a taça de Campeão do Interior (oficializada pela FGF nos anos 70). O Pelotas caiu somente três vezes para a Segunda divisão gaúcha, e conta com os títulos da disputa de 1983 e 2018. Em 2001 foi campeão da Seletiva Sul Minas e terceiro lugar na classificação final do campeonato gaúcho, à frente do S. C. Internacional. Em vista disso, participou do Supercampeonato Gaúcho em 2002, da Copa Sul-Minas em 2002 (sendo clube fundador da Liga sul-Minas), Copa do Brasil 2003 e Série C do Campeonato Brasileiro em 2003.

Em 2008, no ano de seu centenário, o Pelotas sagrou-se campeão da Copa FGF (cujo nome oficial em 2008 foi Copa Lupi Martins), obtendo a vaga para a Recopa Sul-Brasileira de 2008 e para a primeira edição do Brasileirão da Serie D. Ainda no ano do centenário o Pelotas foi Campeão Gaúcho no Futebol Feminino e Campeão do Carnaval de Pelotas. Em 2009 o Lobão retornou para a Elite do Futebol do Rio Grande do Sul, ao se tornar Vice Campeão Gaúcho da 2º divisaõ, para uma enorme festa de sua torcida.

Em 2010 o Pelotas fez uma grande Campanha no Campeonato Gaúcho, o clube foi o Vice Campeao da Taça Fábio Koff perdendo a final para o Internacional no Estádio Beira Rio lotado, cerca de 5 mil torcedores do Pelotas lotaram o espaço reservado para a torcida do Lobão, no maior público de um clube do interior no estádio Beira Rio. Com a campanha o clube classificou se para o Campeonato Brasileiro da série D. Foi a primeira vez na história que um clube da Zona Sul do estado chegou a final da Competição.

Já em 2013, o Pelotas conquistou pela primeira vez na história de um clube gaúcho, a Tríplice Coroa estadual, ao conquistar os títulos da Copa Sul Fronteira, SuperCopa e Recopa Gaúcha, essa ultima, disputada em janeiro de 2014.

Após a queda em 2014, o Pelotas retornou de forma brilhante a primeira divisão, conquistando o título estadual da série A2 em uma arrancada avassaladora.

Além de todas essas conquistas e Glorias o Pelotas é proprietário do Estádio da Boca do Lobo e do Parque Esportivo Lobão, possuindo a melhor estrutura esportiva da zona sul do estado.


ESTÁDIO BOCA DO LOBO:




Estádio Boca do Lobo, é a casa do Pelotas desde sua fundação em 1908. Em 1917 o estádio foi remodelado com a construção de um novo pavilhão social. Inicialmente o estádio era conhecido como Estádio da Avenida, mas por sua localização em um entroncamento de ruas na cidade conhecido como "boca do lobo", e com a posterior adoção do "Lobão" como mascote oficial do clube, o estádio passou a ser conhecido como Estádio Boca do Lobo, sendo este, hoje, o seu Nome Oficial.

Até 2009 a Boca do Lobo tinha capacidade para 18.324 pessoas, mas após o termino da construção de uma nova arquibancada com capacidade para 5.012 pessoas, a Boca do Lobo passou a ter capacidade oficial para 23.336 pessoas. Em seu redor comporta 68 lojas, integrando o Shopping Lobão, Churrascaria Lobão, Galeteria Lobão, Posto Petrobras e diversos outros pontos comerciais, bares e restaurantes na avenida de maior movimento da cidade.


PARQUE LOBÃO:






Em seu setor social, o Esporte Clube Pelotas possui o Parque Esportivo Recreativo Lobão, sede campestre do clube, localizada a poucos minutos do centro da cidade.
O Parque Lobão, também utilizado como Centro de Treinamento da equipe, é composto por parque aquático com 4 piscinas, galpão crioulo, salão de jogos, lancheria, playground, diversas churrasqueiras, quadras de vôlei, campos de futebol de sete e de onze, somando uma área total de 50.000 metros quadrados. Atualmente, o parque conta com cerca de 5.500 sócios.



Hino Oficial do esporte Clube Pelotas.

Composição: José Valter de Oliveira (Valmúrio)
Orgulho-me de ser áureo cerúleo
Pela grandeza do ideal
Ufano-me de ser áureo cerúleo
Pelo que tem de emocional
Exulto ao ver as cores gloriosas
Que lembram toda uma tradição
Azul e amarelo são as cores
Que moram no meu coração
Salve o Pelotas
Salve o Glorioso
Que não te ama
Nunca sentiu emoção
Salve o Pelotas
Vitorioso
É a vitória
O teu maior galardão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário